Inquietações: De conselhos e outros Demônios...
totalgifs.com welcome gif gif 16.gif

De conselhos e outros Demônios...

terça-feira, 29 de março de 2011

Conselho é ridículo. Mais ridícula ainda é a pessoa que se presta a pedí-lo. Alguém alguma vez já deu ouvidos ao que outra pessoa falou da sua vida?? Tu já fez exatamente aquilo que teu amigo aconselhou, porque isso era 'o melhor para você'? Fala sério, de nossas vidas sabemos nós, e se nós não sabemos, tampouco saberá uma terceira pessoa, que não entende o que se passa em nossa cabeça e não sabe como funciona nosso coração.
Conselhos temos que pedir a nós mesmos, porque somos os únicos autorizados a dar ou 'des'dar um rumo na nossa vida. Ela nos pertence, e os problemas e caminhos a seguir são como questões de vestibular (e de vestibular eu entendo!): a compreensão da questão (ou problema) faz parte da prova. É muito fácil e cômodo pôr nas mãos de outros nosso destino, porque uma decisão tomada agora vai influenciar de alguma maneira lá na frente. Agora pense que se a pessoa tiver uma percepção diferente da sua ou não sentir como você, o conselho que você seguir pode dar errado ou te levar para um caminho que não era o apropriado, e tu não vai poder culpar quem te aconselhou. Se a decisão de seguir ou não um conselho só cabe à você, porque então não tomar a responsabilidade toda de uma vez e arriscar achar a resposta sozinho? É muito mais gratificante...
Estou num impasse. Estou sofrendo um bocado. E sei que está errado. Pessoas me dizem para decidir pelo melhor e até me dão dicas, mas só quem sabe de mim sou eu. Gosto de conversar, trocar ideias, ás vezes ajuda a abrir a mente e te dar boas soluções. Mas só se a pessoa está em sintonia com você e compreende o que tu fala letra por letra. Agora, de ouvir e dar a sua versão pelo lado de quem está de fora para dizer como deve ser, há um grande abismo. Pedia muitos conselhos, mas como nunca segui nenhum, resolvi que esse tipo de coisa só serve para deixar nossa cabeça mais confusa. Como diz Pedro Bial (antes de se 'desmoralizar' virando um simples apresentador de BBB), 'conselho é uma forma de nostalgia'. 
Sigo meu coração, não importa para onde vá, e se ele já foi traiçoeiro. Se estou sentindo dor, pois que doa pelo tempo que for necessário. Se estou triste, me resta então apenas chorar. Se pensar no problema me faz bem - ou mal -, continuarei pensando, infelizmente não disponho de um botão 'on-off'. Só eu posso saber o momento certo de dar fim a tudo, e esse momento será aquele em que eu estiver madura o suficiente para aceitá-lo. As fossas servem para a gente amadurecer, e eu quero e aceito da vida o que ela tem para me ensinar. A hora que eu pensar 'chega! vou me reerguer agora!', será o momento em que frearei meu coração e darei um novo sentido à ele.
Nossa, dói muito, parece que perdi um pedaço da minha alma. Mas tudo é passageiro, e sei que depois não lamentarei mais, tudo faz parte e temos que ser humildes para reconhecer cada sinal que nosso espírito nos manda. Meu momento atual é de reconhecimento próprio, do que eu estava sentindo e de desligamento de algo que não me serve mais, e só posso alcançar isso com minhas lágrimas e minha autopiedade. Fui programada assim. Paciência. Quando chegar minha hora de me erguer, pode ter certeza de que farei isso. Mas não me digam o que fazer, as minhas próprias opções já me deixam louca e exausta, não me chateiem mais por amor de Deus! Apenas me escutem então, se querem mesmo me ajudar. A capacidade de ouvir é o maior dom que Deus podia ter nos dado. Para isso temos dois ouvidos e uma só boca. Palavras de compreensão são mais que úteis, podem melhorar ou estragar o dia de alguém. Obrigada a todos que se preocupam comigo, mas eu vou ficar bem, é só um inferno astral, todos passamos por isso, e uma hora você também vai passar. Aí tu vai perceber a diferença entre conselhos X palavras amigas. E finalmente vai entender que não sou mal-agradecida, apenas quero ter o prazer de tomar minhas próprias decisões, e arcar com suas consequências se for o caso. Se entender isso, sei que posso contar com seu ombro amigo depois.
Não deixe que ninguém se meta na sua vida, nem dê palpites em assuntos íntimos, ideias são boas quando elas forem possíveis. Não deixe que te digam 'ah, esquece isso', ou 'desliga um pouco', ou então a pior de todas 'você sabe que está errado, então porque simplesmente não faz de outro jeito?'. Pode parecer simples para qualquer um, menos para quem está sentindo. E ouvir isso dói.
Bem, isto é um conselho. Siga se quiser, mas lembre-se de que você tem capacidade o suficiente para deduzir isso tudo por si só.

0 comentários: